31 de Out de 2020 - 2 min

Atividade de alta intensidade pode reduzir a mortalidade de sobreviventes adultos de câncer infantil

O aumento da realização de exercícios foi associado a uma redução de 40% na taxa de mortalidade.
Atividade de alta intensidade pode reduzir a mortalidade de sobreviventes adultos de câncer infantil

Um estudo liderado pelos doutores Jessica M. Scott e Lee W. Jones, ambos do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição a exercício intenso pode trazer benefícios à saúde de adultos sobreviventes de diversos tipos de câncer infantil.

Em comparação com a população em geral, os sobreviventes de câncer têm um risco elevado de mortalidade devido à recorrência da doença e surgimento de consequências tardias associadas ao tratamento do câncer. A prática de atividade física, no entanto, pode reduzir o risco de mortalidade de diversos destes fatores que são aumentados nos adultos sobreviventes de câncer infantil.

O estudo, publicado on-line no JAMA Oncology, foi apresentado no ASCO 2018, evento científico anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO).

Segundo os pesquisadores, os médicos devem recomendar exercícios para pacientes sobreviventes de câncer, sempre que possível, tendo em vista que a prática de atividade física foi associada a uma redução de 40% na taxa de mortalidade por todas as causas.

O estudo acompanhou por dez anos 15.450 integrantes do Estudo Longitudinal de Sobrevivência do Câncer na Infância (CCSS) em busca de uma relação entre prática de atividade física e mortalidade por todas as causas. Ao longo do estudo, foram realizados ajustes para condições crônicas de saúde, incluindo doença cardiovascular e outras decorrentes da exposição ao tratamento do câncer.

A mortalidade, independentemente da causa, foi de 11,7% para aqueles que não praticavam atividade física, 8,6% para aqueles que praticavam de 3 a 6 horas por semana, 7,4% para aqueles com 9 a 12 horas semanais, e 8% para aqueles com 15 a 21 horas por semana.


Começar