31 de Out de 2020 - 2 min

Congresso da SBCO começa nesta quinta, em Campo Grande

A programação científica é voltada a cirurgiões gerais, do aparelho digestivo, proctologistas, cirurgiões oncológicos e outros profissionais que atuam na área.
Congresso da SBCO começa nesta quinta, em Campo Grande

Começa nesta quinta-feira, 4 de outubro, o 3º Congresso Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). O evento acontecera até o dia 6 de outubro na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no Hotel Deville Prime. 


O evento traz uma programação científica voltada aos cirurgiões gerais, do aparelho digestivo, proctologistas, cirurgiões oncológicos e outros profissionais que atuam na área da oncologia, com o principal objetivo de levar aprimoramento aos profissionais e conhecimento de novas técnicas.


O trabalho de composição da programação teve a preocupação de enfocar assuntos que estejam voltados às situações mais usuais no que diz respeito ao câncer colorretal localizado e metastático, HIPEC, neoplasia neuroendócrina colorretal e GIST.


Os temas são atuais e os palestrantes são renomados profissionais da área da cirurgia oncológica. Entre eles, estará o convidado internacional, Dr. H. Richard Alexander Jr., que apresentará, no sábado, 6 de outubro, às 8h45, a aula Cytoreduction of peritoneal metastases combined with HIPEC as treatment for patientes with colorectal cancer: evidence based decision making. Em seguida, às 10h05, o tema do especialista será Surgical management of patients with peritoneal mesothelioma: state of the science and future directions. 


Neste mesmo dia, outro destaque do evento será a presença do dr. Arnaldo Urbano Ruiz, cirurgião oncológico especializado em doenças do peritônio, do Centro de Carcinomatose Peritonial dos hospitais BP e BP Mirante, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, e do Hospital Paulistano. A participação do especialista acontece em dois momentos: às 14h15, no módulo HIPEC Preparo, com o tema Seleção do paciente, e às 15h10, com Recidiva Pós-HIPEC – O que fazer? Re-HIPEC?


Mais sobre a programação ou sobre o evento clique aqui.

HIPEC

A quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC) é uma técnica de quimioterapia quente no abdome, realizada no intra-operatório. A técnica é utilizada durante a cirurgia denominada peritoniectomia (cirurgia citorredutora), com o objetivo de tratar ou trazer sobrevidas mais longas aos pacientes de carcinomatose. O tratamento foi desenvolvido pelo cirurgião norte-americano Dr. Paul H. Sugarbaker, e inclui a ressecção do peritônio doente e dos demais órgãos que possam estar acometidos.


Começar