31 de Out de 2020 - 2 min

Especialista brasileiro participa de congresso sobre câncer de ovário e carcinomatose peritoneal

O evento é presidido pelo Dr. Paul Sugarbaker, idealizador da cirurgia denominada peritoniectomia, amplamente utilizada no tratamento da carcinomatose peritoneal.
Especialista brasileiro participa de congresso sobre câncer de ovário e carcinomatose peritoneal

De 11 a 13 de abril, em Atenas, na Grécia, acontece o PSOGI - International Symposium on Advanced Ovarian Cancer, Symptoms and Treatments Multidisciplinary Approach, com a participação do Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, cirurgião oncológico especializado em especializado em doenças do peritônio.

O especialista brasileiro estará no evento para conhecer as principais novidades e estudos mais recentes que serão apresentados por grandes nomes da medicina mundial. 

O evento é presidido pelo Dr. Paul Sugarbaker, diretor médico do Center for Gastrointestinal Malignancies e chefe do Departamento de Oncologia da Superfície Peritoneal do MedStar Washington Hospital Center, em Washington, DC.

Carcinomatose Peritoneal e câncer de ovário

O Dr. Sugarbaker foi o idealizador da cirurgia denominada peritoniectomia, que consiste na ressecção do peritônio doente e dos demais órgãos que possam estar acometidos pela Carcinomatose Peritoneal.

Segundo o Dr. Sugarbaker, o câncer de ovário é, ainda hoje, o câncer ginecológico mais letal do mundo. Por este motivo, o enfoque desta edição será a gestão da saúde das pacientes com este diagnóstico.

“O programa científico ​​será uma combinação de inovações científicas, conhecimento e recomendações práticas. Diversas sessões abordarão desde o diagnóstico, pré-tratamento, tratamento, acompanhamento clínico e estadiamento. Também serão apresentadas e debatidas evidências quanto à cirurgia citorredutora e quimioterapia perioperatória”, adianta o presidente do evento.

Interatividade

Após as sessões, o público será convidado a votar em respostas para questões propostas nas apresentações sobre as melhores recomendações para o manejo do paciente.

As principais conclusões sobre diagnóstico e tratamento obtidas nas votações serão incluídas em um documento produzido com a colaboração dos próprios participantes, ao final do evento.

PSOGI - O Congresso PSOGI é promovido anualmente pelo PSOGI ​​- Grupo Internacional de Oncologia de Superfície Peritoneal (Peritoneal Surface Oncology Group International), uma colaboração de especialistas de renome mundial no tratamento do câncer peritoneal.


Começar