14 de Set de 2021 - 3 min

Evento que comemora 10 anos do Grupo de Doenças Peritoneais da BP terá a participação do Dr. Paul Sugarbaker

O cirurgião norte-americano é o idealizador da peritoniectomia, uma cirurgia citorredutora utilizada em casos específicos de carcinomatose peritoneal
Evento que comemora 10 anos do Grupo de Doenças Peritoneais da BP terá a participação do Dr. Paul Sugarbaker

Em 22 de outubro de 2021, acontece o I Simpósio de Doenças Malignas Peritoneais promovido pelo Grupo de Doenças Peritoneais da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O evento comemora os 10 anos de fundação do grupo e apresentará novas tecnologias para o tratamento da carcinomatose peritoneal, com sessões específicas sobre ovário, tumores do aparelho digestivo e mesotelioma.

Com a coordenação dos doutores Arnaldo Urbano Ruiz, coordenador do Centro de Doenças Peritoneais da BP, e Fernando Maluf, diretor do Serviço de Oncologia Clínica do Hospital BP Mirante, o evento terá a participação do cirurgião norte-americano Dr. Paul Sugarbaker,  idealizador da peritoniectomia, uma cirurgia citorredutora utilizada em casos específicos de carcinomatose peritoneal.

A peritoniectomia, descrita pela primeira vez pelo Dr. Paul Sugarbaker em 1995, aliada à técnica de quimioterapia quente no abdome no intraoperatório, chamada quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC), vem proporcionando ótimos resultados a diversos pacientes que, por meio dela, chegam à cura ou sobrevidas muito mais longas.

Embora descrita há mais de 25 anos, a peritoniectomia é uma cirurgia extremamente agressiva e de alta complexidade, explica o Dr. Arnaldo Urbano Ruiz.

“A complexidade deste procedimento é comparada à de transplantes de órgãos. Por este motivo, esta cirurgia só deve ser realizada em centros com experiência neste procedimento, em hospitais referenciados, com uma equipe multidisciplinar especialmente treinada para estas situações”, explica.

Este será o tema da participação do Dr. Sugarbaker no evento. Na sexta-feira, na primeira mesa, o especialista falará sobre a importância de um centro de referência em doenças peritoneais.

O evento é voltado a oncologistas, cirurgiões gerais e oncológicos, oncoginecologistas, coloproctologistas e cirurgiões do aparelho digestivo, além de estudantes e outros profissionais de áreas correlatas.

Além do Dr. Paul Sugarbaker, também estão confirmadas as presenças internacionais de Andrea Menghini (Itália), Beate Rau (Alemanha), Marcello Deraco (Itália), Pompiliu Piso (Alemanha), Shigueki Kusamura (Itália) e Pedro Barrios (Espanha).

Após a inscrição, o link de acesso ao evento será disponibilizado com 24h de antecedência e as aulas poderão ser assistidas até 10 dias após sua realização.

Para participar, basta realizar inscrição na página inicial do site https://www.doencasperitoneais.com.br/


Eventos