31 de Out de 2020 - 2 min

Novembro Azul – Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Novembro Azul – Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Começa amanhã a campanha internacional Novembro Azul. Este é o momento em que médicos, profissionais de saúde, imprensa e população se unem em torno da prevenção de doenças masculinas, e em especial, o câncer de próstata.


Diversas ações marcarão este mês, alertando os homens sobre a importância da prevenção, da realização de consultas e exames periodicamente para a detecção precoce destas doenças. No caso do câncer de próstata, quanto mais cedo ele for descoberto, maiores serão as chances de cura.


Em São Paulo, diversas ações acontecem já a partir de hoje, em uma ação inspirada no tema “A vida não é um jogo”. Com a temática dos campos de futebol, foi criado o cartão azul, que assume a função de alertar os homens para a necessidade de realizar os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal para diagnosticar o câncer de próstata o mais cedo possível.


O lançamento oficial da Campanha acontece hoje, 31 de outubro, a partir das 10h, e trará homens vestidos de jogadores e juízes de futebol para a frente do prédio da Fiesp (Av. Paulista n° 1313) interagindo com os pedestres, distribuindo material informativo sobre a doença.


Durante as ações, promovidas pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, também serão oferecidos aferição de pressão, peso, medida da circunferência abdominal e informações sobre saúde. 

Vale lembrar que o tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata possui índice de cura de até 90%. Os exames devem ser solicitados por um médico e, na eventualidade de um diagnóstico positivo, é recomendável que o homem procure um oncologista, para que possam decidir, juntos, pelo melhor tratamento.

Mais informações sobre a campanha em você pode encontrar aqui.


Você sabia?

  • Em 2018, serão mais de 68 mil novos casos

  • No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença

  • Cerca de 90% deles poderão ser curados se o diagnóstico for realizado precocemente

  • 15% dos homens terão câncer de próstata ao longo da vida


Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e Instituto Nacional de Câncer (INCA)


Começar