31 de Out de 2020 - 2 min

Simpósio internacional debate tumores gastrointestinais em São Paulo

Plenária Câncer do Cólon e Reto III, doença metastática será coordenada pelo médico cirurgião Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, do Centro de Carcinomatose Peritoneal.
Simpósio internacional debate tumores gastrointestinais em São Paulo


Nos dias 16 e 17 de março, acontece em São Paulo o IV Simpósio Internacional de Tumores Gastrointestinais. Renomados especialistas do Brasil e de países como Estados Unidos e Itália, estarão reunidos no Sheraton São Paulo WTC Hotel  para debater os mais recentes avanços em diagnóstico e tratamento de tumores gastrointestinais.

Na programação, destaque para a plenária Câncer do Cólon e Reto III, doença metastática, coordenada pelo Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, cirurgião oncológico, coordenador do Centro de Carcinomatose Peritoneal do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

No debate, a carcinomatose peritoneal de sitio primário coloretal, que é caracterizada pela disseminação intra-abdominal de um câncer, que sai de seu órgão de origem e se espalha pelo peritônio, membrana de revestimento interno do abdome. A carcinomatose peritoneal requer especialistas capacitados e hospitais de referência para oferecer melhor prognóstico aos pacientes. 

De acordo com o Dr. Arnaldo, até o advento da cirurgia citorredutora e da quimioterapia hipertérmica, não havia qualquer expectativa de cura ou melhora de sobrevida.

“Com o advento da cirurgia denominada peritoniectomia e técnica de quimioterapia quente no abdômen no intra-operatório, chamada quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC), alguns pacientes chegam à cura da carcinomatose. Outros, são beneficiados com sobrevidas mais  longas”, afirma. 


Para obter estes resultados, o tratamento requer médicos com ampla experiência em cirurgia de carcinomatose e hospitais de referência, com excelente infraestrutura de UTI. 


 “São cirurgias de alta complexidade, que só podem ser realizadas em centros com experiência neste procedimento. A utilização de quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC) também é muito importante na grande maioria dos casos”, afirma o especialista. 

IV Simpósio Internacional de Tumores Gastrointestinais

Datas: 16 e 17 de março de 2018

Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel 

Endereço: Avenida das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo - SP 

Plenária Câncer do Cólon e Reto III, doença metastática

Dr. Arnaldo Urbano Ruiz

Data: 17 de março de 2018

Horário: 15h10 às 16h50


Começar