31 de Out de 2020

VÍDEO: Medicina: constante evolução requer atualização permanente dos profissionais

Medicina: constante evolução requer atualização permanente dos profissionais.

A Medicina avança dia após dia, renovando o conhecimento constantemente, em todas as especialidades. Com os avanços da tecnologia e a globalização, as descobertas e novas condutas são imediatamente disseminadas no mundo inteiro, cabendo aos especialistas manterem-se atualizados, cientes dos avanços, a fim de oferecer o que há de mais avançado a seus pacientes.


Desta maneira, a participação em congressos, sejam eles regionais, nacionais ou internacionais, é a principal forma de estar em permanente contato com os avanços de cada especialidade, incluindo a oncologia.


“É importante que os profissionais que cuidam e tratam os pacientes que estão com tumores malignos, com câncer,que estejam sempre atualizadas para oferecer o melhor tratamento”, afirma o Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, cirurgião oncológico especializado em doenças do peritônio.

Além dos congressos, os boards, situações que reúnem especialistas presencialmente, ou por meio de vídeo conferências, são ferramentas importantíssimas no dia a dia dos médicos.


“Antes de tomar uma decisão sobre determinado paciente, discutimos o caso com outros colegas da mesma especialidade, ou com oncologistas clínicos, radioterapeutas, especialmente nos casos mais complexos, como por exemplo quando um paciente tem mais de um tumor ao mesmo tempo, ou teve um tumor e agora tem outro tumor, diferente. São situações que fogem do nosso dia-a-dia e não podemos ter vergonha de querer o melhor para o nosso paciente”, explica.

Nestas reuniões, a identidade do paciente não é revelada por motivos éticos. O objetivo é encontrar o melhor tratamento, a melhor conduta para aquele paciente.


“Os boards são muito mais do que uma segunda opinião. Buscamos um consenso entre diversos especialistas da nossa confiança, que juntos, decidem por qual caminho seguir, qual a melhor conduta.”

Para que estas discussões sejam ainda mais produtivas, é importante que todos os especialistas se mantenhamsempre atualizados em suas áreas de atuação, frequentando congressos de suas especialidades e acessando artigos em revistas científicas conceituadas.


“A atualização profissional contínua nos permite rever conceitos, consolidar conhecimentos antigos, relembrar aprendizados que não vemos todos os dias, bem como aprender coisas novas”, finaliza.

Presença constante nos principais eventos de sua especialidade, tanto nacionais como internacionais, Dr. Arnaldo conta em vídeo um pouco sobre os congressos em que compareceu nos últimos meses e fala dos próximos eventos que pretende participar ainda este ano.