05 de Jan de 2022 - 2 min

Especialistas debatem como identificar e evitar os riscos de complicações em cirurgia citorredutora

O bate-papo aconteceu durante o I Simpósio de Doenças Malignas Peritoneais, que comemorou os 10 anos do Centro de Doenças Peritoneais da BP
Especialistas debatem como identificar e evitar os riscos de complicações em cirurgia citorredutora


Durante o I Simpósio de Doenças Malignas Peritoneais, realizado recentemente, o Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, um dos coordenadores do evento e coordenador do Centro de Doenças Peritoneais da Beneficência Portuguesa de São Paulo - BP, conversou com o Dr. Shigueki Kusamura, cirurgião da Unidade de Malignidades da Superfície Peritoneal do Instituto Nacional do Câncer de Milão e professor de Cirurgia Citorredutura e HIPEC da Escola Europeia de Oncologia de Superfície Peritoneal (ESPSO-ESSO),  sobre os riscos existentes em procedimentos de citorredução, especialmente aqueles relacionados a lesões da veia hepática.

O Dr. Arnaldo perguntou ao Dr. Kusamura os cuidados que devem ser tomados para evitar lesões graves, que podem atrapalhar a citorredução, e dicas do especialista para minimizar os riscos durante este tipo de cirurgia, a fim de evitar complicações graves.

Segundo o Dr. Kusamura, que vive atualmente na Itália, a primeira coisa que se deve realizar é uma avaliação pré-operatória para verificar quais os locais acometidos pela doença.

“Precisamos verificar que doença estamos tratando, se é invasiva ou não, pois são situações muito diferentes. Se encontramos, por exemplo, um nódulo de carcinomatose perto da veia supra-hepática, em paciente com carcinomatose peritoneal de cólon, já saberemos que aquela será uma cirurgia muito difícil”, explicou.

Dr. Kusamura também orientou que casos muito difíceis de dissecção devem ser realizados mais lentamente.

“Temos que usar um tempo cirúrgico muito maior nessas áreas, porque começar a sangrar antes da retirada da doença pode ser uma complicação fatal”.

Assista este trecho do Simpósio no Canal do Youtube ou no Instagram.


Eventos