31 de Out de 2020

VÍDEO: O difícil diagnóstico das doenças peritoneais

Diante da alta complexidade, pacientes devem procurar especialistas no assunto para evitar atrasos no diagnóstico correto.

A carcinomatose peritoneal é um câncer que se desenvolve no peritônio, que é a membrana de revestimento interno do abdome. No entanto, esta não é a única doença que acomete esta região. Há doenças benignas que também podem ocorrem, mas que podem ser confundidas com a carcinomatose. Sem o atendimento por um especialista em doenças do peritônio, o paciente pode demorar a receber o diagnóstico correto, atrasando, assim, o início do tratamento, que pode ser crucial em seu prognóstico.


Segundo o Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, um exemplo é a tuberculose peritoneal.


“Já tivemos a oportunidade de cuidar de alguns pacientes com tuberculose peritoneal, e todos vieram com diagnóstico de câncer avançado no peritônio. No entanto, através de biópsia confirmamos que não se tratava de câncer, mas sim de tuberculose. Graças ao diagnóstico correto, realizado a tempo, esses pacientes tiveram cura.”

Doenças benignas do peritônio


Nem sempre pacientes com doenças peritoneais apresentam doenças benignas. Muitas vezes, trazem doenças malignas, como tumores primários de peritônio ou metastáticos de peritônio, que poderão evoluir para um adenocarcinoma.


“Doenças raras, como mesotelioma primário de peritônio, também podem ocorrer, assim como alguns sarcomas ou um câncer de mama podem se disseminar pelo peritônio”, explica o especialista.

Há, também, o tumor estromal gastrointestinal, ou GIST (do inglês gastrointestinal stromal tumors), que ocorre no sistema digestivo, podendo desenvolver uma gestose peritoneal ou uma sarcomatose peritoneal, no caso dos sarcomas.


Sintomas e diagnóstico


O Dr. Arnaldo explica que muitos destes pacientes são assintomáticos, mas às vezes ocorre alteração do hábito intestinal, desconforto pélvico e desconforto abdominal.


“No caso das mulheres, o problema pode ser equivocadamente associado a um problema ginecológico, confundindo com intestino irritável ou dificuldade de evacuação.”

Para que o diagnóstico seja realizado corretamente, no menor tempo possível, a recomendação do Dr. Arnaldo é procurar o médico o quanto antes e, caso seja confirmada uma doença peritoneal, que um especialista seja consultado.


“As doenças peritoneais são muito complexas e podem acometer vários órgãos. Por isso, profissionais que se dedicam à carcinomatose certamente oferecerão a melhor visão para cuidar corretamente destes pacientes.”

Mais informações


O Centro de Carcinomatose Peritoneal possui um canal no Youtube com diversos vídeos sobre as doenças peritoneais.


Para acessar clique aqui.