07 de Jan de 2022 - 2 min

As vacinas contra a Covid-19 e o combate ao câncer

Evento realizado no final de 2021 reuniu especialistas para debater a relação dentre as novas tecnologias desenvolvidas na pandemia da Covid 19 e como elas podem contribuir para o avanço do tratamento do câncer
As vacinas contra a Covid-19 e o combate ao câncer

Em meados de novembro, representantes das principais fabricantes de vacinas contra a Covid-19 se reuniram em um congresso nos Estados Unidos para discutir o desenvolvimento de vacinas de RNA e sua utilização no tratamento de pacientes oncológicos.   

No evento "Vacinas de RNA: da covid de volta ao câncer", foram apresentadas a trajetória de empresas de biotecnologia, o desenvolvimento de terapias de RNA contra o câncer e sua interrupção para a criação de emergencial de imunizantes contra a covid-19 em tempo recorde. 

Em reportagem da BBC, é possível entender a diferença entre as propostas das vacinas de RNA para a Covid e para o câncer.

No caso do câncer, este tipo de tecnologia leva a individualização do tratamento, beneficiando especialmente os casos de tumores que tendem a ter melhor resposta com imunoterapias, como é o caso de alguns tipos de câncer de intestino, de mama, pulmão e melanoma. 

Empresas como a BioNTech e a Moderna já trabalham com a proposta das vacinas personalizadas contra o câncer, extraindo amostras do sangue, tecidos ou mesmo do tumor de um paciente, identificando mutações e outras informações genéticas. A partir destas informações, são produzidas proteínas que simulam a composição de células malignas, com o objetivo de levar a uma resposta imune do corpo. 

Diferente das vacinas contra a Covid-19, que tem o objetivo de prevenir e são aplicadas a milhões de pessoas sem o diagnóstico da doença, os tratamentos personalizados contra o câncer são indicados para quem já recebeu o diagnóstico da doença.

Confira, a seguir, mais sobre o evento realizado em 2021 e sobre as vacinas contra o câncer na reportagem da BBC.

 https://www.bbc.com/portuguese/geral-59814298


Eventos