08 de Dez de 2021 - 2 min

Doenças Malignas Peritoneais: a segurança do paciente

O que é mais importante: a experiência do cirurgião e de sua equipe ou a escolha do hospital onde será realizada a cirurgia?
Doenças Malignas Peritoneais: a segurança do paciente

Durante o I Simpósio de Doenças Malignas Peritoneais, realizado recentemente, o Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, um dos coordenadores do evento e coordenador do Centro de Doenças Peritoneais da Beneficência Portuguesa de São Paulo - BP, aproveitou a oportunidade para perguntar ao Dr. Marcello Deraco, diretor da Unidade de Malignidades de Superfície Peritoneal no Instituto Nacional do Tumor de Milão (IRCCS), na Itália, sua opinião sobre esta questão. Afinal, o que é mais importante: a experiência do cirurgião e de sua equipe ou a estrutura do hospital onde será realizada a cirurgia?

Segundo o Dr. Arnaldo, no Brasil, a quimioterapia hipertérmica (HIPEC) não é coberta pelo sistema de saúde e nem mesmo por alguns planos na saúde privada. “Também estamos assistindo um movimento de expansão nas diversas instituições de saúde em busca oferecer tratamento em seus centros para doenças peritoneais”.

Segundo o Dr. Marcello Deraco, a competência do cirurgião para o tratamento de cirurgias complexas, como a Carcinomatose Peritoneal, é inquestionável.

“Muitos cirurgiões brasileiros são competentes neste campo e conseguem manejar este tipo de cirurgia. Também já existe no Brasil instalações capacitadas a receber cirurgias complexas”, afirmou.

Para o especialista, em primeiro lugar deve estar, sempre, a segurança do paciente. Além da experiência do cirurgião, de estar em um centro de excelência, ele falou sobre as vantagens em se observar a curva de aprendizado e ter a oportunidade de usufruir da presença de especialistas mais experientes no local, ainda que não estejam em todos os momentos, mas que possam discutir antes os casos mais complexos e orientar a equipe.

Confira, no vídeo, a opinião do Dr. Marcello Deraco sobre o tema. O vídeo está disponível no Canal do Youtube ou no Instagram.


Eventos