12 de Nov de 2021 - 2 min

Especialista brasileiro participou de atualização em cirurgia oncológica no Hospital Moises Broggi, na Espanha

A iniciativa integra o Programa RanD Academy, presente em todo o mundo. Na América do Sul, o único serviço participante é o da Beneficência Portuguesa, em São Paulo
Especialista brasileiro participou de atualização em cirurgia oncológica no Hospital Moises Broggi, na Espanha


Entre os dias 11 e 16 de outubro, o Dr. Arnaldo Urbano Ruiz esteve em Sant Joan Despi, uma província de Barcelona, na Espanha, para um importante estágio no Hospital Moises Broggi.

O médico cirurgião oncológico, especialista em doenças do peritônio e coordenador do Centro de Doenças Peritoneais da BP, participou de um mini-fellow ao lado de um dos principais especialistas mundiais no tratamento de metástases peritoneais, o Dr. Pedro Barrios Sanchez, chefe da Unidade de Cirurgia Oncológica Peritoneal do hospital. 

Esta iniciativa faz parte do Programa RanD Academy e é oferecida a profissionais de saúde já com experiência na área, que participam da rotina da instituição, acompanhando cirurgias, observando os protocolos e atualizando conhecimentos. O principal objetivo foi aperfeiçoar ainda mais o tratamento de seus pacientes no Brasil, oferecendo melhores resultados e mais qualidade de vida.

O Rand Academy é um programa da RanD, empresa que produz o Performer HT, o sistema de perfusão para hipertermia, utilizada no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Alguns serviços no mundo são homologados para participar deste programa. Na América do Sul, o único serviço participante atualmente é o Grupo de Doenças Peritoneais da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.


Carcinomatose Peritoneal

A carcinomatose peritoneal é a disseminação de um câncer pela cavidade abdominal. A doença sai de seu órgão de origem e se espalha pelo peritônio, membrana de revestimento interno do abdome, podendo se originar em órgãos como ovário, apêndice, intestino grosso (colón), reto, pâncreas, estômago, mama e, também, primariamente do peritônio.    

De acordo com o Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, antigamente não havia qualquer expectativa de cura para o paciente com carcinomatose peritoneal, que levava à morte em decorrência de complicações, como a obstrução intestinal. 

Hoje em dia, com as técnicas existentes, profissionais em constante capacitação e hospitais de referência para o tratamento da carcinomatose, o prognóstico pode ser diferente. 

“Com o advento da cirurgia denominada peritoniectomia (cirurgia citorredutora) e a técnica de quimioterapia quente no abdome no intraoperatória, chamada quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC), alguns pacientes chegam à cura da carcinomatose. Outros, podem ser beneficiados com sobrevidas muito mais longas”, afirma. 



Saúde