23 de Mar de 2022 - 3 min

Março Azul Marinho: Mês de Conscientização do Câncer Colorretal

.: 30 de março de 2022, 20h :.
Março Azul Marinho: Mês de Conscientização  do Câncer Colorretal

O mês de março é conhecido como Março Azul Marinho, o mês de conscientização sobre o câncer colorretal. O objetivo é alertar a população sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal.

 

Por este motivo, no próximo dia 30 de março, a partir das 20h, o Centro de Carcinomatose Peritoneal promoverá uma live sobre o tema.

 

Estarão presentes o cirurgião geral e oncológico Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, coordenador do Centro de Doenças Peritoneais da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, acompanhado dos médicos coloproctologistas Dr. Afonso Sousa Jr, médico assistente doutor da Disciplina de Coloproctologia da Faculdade de Medicina da USP, e Dra. Mabel Silveira, especialista pela USP Ribeirão Preto.

 

A live também contará com a participação do engenheiro mecânico José Carlos Nardin Lara, paciente do Dr. Arnaldo Urbano, que teve o diagnóstico de câncer colorretal em 2017. José Carlos contará como foi o processo desde o diagnóstico até os dias de hoje. 

 

A live será comandada pela jornalista Monica Kulcsar e terá transmissão ao vivo pelos canais do Facebook e Youtube do Centro de Carcinomatose Peritoneal. Comentários e dúvidas poderão ser enviados aos participantes através dos comentários nos canais durante a transmissão.

 

O câncer colorretal

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são cerca de 40 mil novos casos ao ano de câncer colorretal no Brasil, na grande maioria dos casos tratáveis e curáveis, quando detectados precocemente. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, que são lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.

 

O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso, o cólon e o reto.

 

A prevenção do câncer colorretal inclui orientações simples, que incluem medidas dietéticas, farmacológicas e exames preventivos.

 

A primeira orientação é ficar atento ao consumo de água ao longo do dia, evitar alimentos embutidos e manter uma dieta rica em fibras e verduras. A prática de atividade física regular também contribui para a diminuição da incidência de câncer colorretal.

 

Prevenção

Um pólipo demora alguns anos para se transformar em câncer. Assim, exames preventivos realizados regularmente podem detectar os pólipos ou a doença ainda em estágio inicial.

 

Todas as pessoas sem fatores de risco, a partir dos 50 anos de idade, devem realizar a primeira colonoscopia. Com o resultado normal, o exame pode ser repetido a cada três anos, ou conforme orientação do médico. Caso sejam encontrados pólipos, a repetição do exame normalmente é feita após um ano, para comprovar que não nasceram outros pólipos e que aquele pólipo ressecado não voltou.

 

No caso de histórico da doença na família, a recomendação é que a primeira colonoscopia seja realizada 10 anos antes do primeiro caso, ou seja, se alguém teve câncer colorretal aos 50 anos, os demais familiares devem realizar o exame a partir dos 40 anos. Estando tudo bem, o rastreamento deve ser repetido a cada três anos.

 

Live “Março Azul Marinho: Mês de Conscientização do Câncer Colorretal”



Data: 30 de março de 2022

Horário: 20h

 

Onde assistir:


https://www.facebook.com/ClinicaDeCirurgiaEOncologia

https://www.youtube.com/c/cirurgiaeoncologia


Eventos