31 de Out de 2020 - 1 min

FDA aprova novo medicamento para tratamento do câncer

A nova droga tem como alvo um importante condutor genético, em vez de um tipo específico de tumor.
FDA aprova novo medicamento para tratamento do câncer

O Food and Drug Administration (FDA), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do governo americano, concedeu a aprovação de um novo medicamento na última segunda-feira, 26 de novembro, beneficiando o tratamento de pacientes cujos cânceres têm uma característica genética específica.


Esta é a segunda vez que a agência aprova um tratamento contra o câncer baseado em um biomarcador. Geralmente, os medicamentos agem diretamente no local no qual o tumor se originou. A aprovação marca um novo paradigma no desenvolvimento de medicamentos contra o câncer. 


O medicamento é indicado para o tratamento de pacientes adultos e pediátricos com tumores específicos, metastáticos ou nos quais a ressecção cirúrgica pode resultar em morbidade grave sem resultados satisfatórios, entre outros casos. 


Segundo o Dr. Scott Gottlieb, representante do FDA, a aprovação marca uma mudança importante em direção ao tratamento do câncer baseado na genética do tumor e não em seu local de origem, como acontece atualmente. 


É importante destacar que, mesmo com a aprovação do medicamento, novos estudos clínicos são necessários para confirmar seu benefício clínico.

A notícia completa está disponível aqui.


Começar