Tumores de apêndice

Os tumores diagnosticados no apêndice são doenças raras e, geralmente, difíceis de diagnosticar em estágio inicial. A falta de sintomas e a demora em procurar um especialista fazem com que o início do tratamento aconteça já com a doença em estágio avançado, com menores chances de cura. 


Segundo o Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, cirurgião oncológico do Centro de Carcinomatose Peritoneal, existem vários tipos de tumores de apêndice, entre eles os neuroendócrinos e os mucinosos. 


“Os tumores mucinosos podem ser desde lesões de baixo grau até adenocarcinoma invasivo”, explica.

Situações clínicas


Existe uma ampla gama de malignidade entre os tumores de apêndice, tumores mais ou menos malignos, mais ou menos agressivos, que são diagnosticados em várias situações clínicas. 


“Uma delas é a chegada do paciente à emergência com quadro clínico de apendicite aguda, quando na realidade o que há é mucocele no apêndice ou pseudomixoma e mucina espalhada pelo abdômen (ascite mucinosa)”, revela Dr. Arnaldo.


As lesões mucinosas no apêndice geralmente são uma evolução da mucocele, afirma o especialista. 


“A mucocele é o acúmulo de muco dentro do apêndice. Nestes casos, o apêndice se rompe, espalhando mucina pela cavidade abdominal, formando o pseudomixoma.”


No caso de saída de mucina pelo abdômen, ocorre o pseudomixoma peritoneal.


“A síndrome do pseudomixoma é uma causa relativamente frequente de doenças peritoneais”, afirma Dr. Arnaldo. 

Diagnóstico e tratamento 


Para que o diagnóstico seja realizado corretamente, no menor tempo possível, a recomendação do Dr. Arnaldo é procurar o médico o quanto antes. 

 

Mais Informações


Se quiser saber mais sobre estas e outras doenças que atingem a cavidade abdominal, o Centro de Carcinomatose Peritoneal possui um canal no YouTube com diversos vídeos explicativos. 

Para acessar clique aqui.

(11) 3045-3797 / (11) 2589-0382

Seg à Sexta das 8h às 18h

Av. Santo Amaro, 1149 cjs. 33/34 
Vila Nova Conceição | São Paulo-SP

  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • LinkedIn ícone social

Copyright © 2020 Dr. Arnaldo Urbano Ruiz