05 de Nov de 2021 - 2 min

I Simpósio de Doenças Malignas Peritoneais

Confira como foi o evento que comemorou os 10 anos do Grupo de Doenças Peritoneais da BP
I Simpósio de Doenças Malignas Peritoneais


Em 22 de outubro de 2021, aconteceu o I Simpósio de Doenças Malignas Peritoneais promovido pelo Grupo de Doenças Peritoneais da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. 

O evento comemorou os 10 anos de fundação do grupo, apresentando novas tecnologias para o tratamento da carcinomatose peritoneal, com sessões específicas sobre ovário, tumores do aparelho digestivo e mesotelioma.

O Simpósio teve a coordenação dos doutores Arnaldo Urbano Ruiz, coordenador do Centro de Doenças Peritoneais da BP, e Fernando Maluf, diretor do Serviço de Oncologia Clínica do Hospital BP Mirante. 

Participaram do evento mais de 400 pessoas de diferentes países, entre oncologistas, cirurgiões gerais e oncológicos, oncoginecologistas, coloproctologistas e cirurgiões do aparelho digestivo, além de estudantes e outros profissionais de áreas correlatas. 


Princípios Gerais

O módulo foi aberto com uma aula do Dr. Marcello Deraco, diretor da Unidade de Malignidades de Superfície Peritoneal no Instituto Nacional do Tumor de Milão (IRCCS), na Itália e co-diretor da Escola Europeia de Oncologia de Superfície Peritoneal (ESPSO) que debateu sobre diagnóstico, diferentes opções de tratamento disponíveis e as indicações de cada uma delas. 

“A peritoniectomia é uma cirurgia extremamente agressiva e de alta complexidade. Por este motivo, esta cirurgia só deve ser realizada em centros com experiência neste procedimento, em hospitais referenciados, com uma equipe multidisciplinar especialmente treinada para estas situações”, explica o Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, comparando o procedimento ao transplante de órgãos. 

Ainda neste módulo, houve a participação dos doutores Paulo Cesar Leonardi (ICESP), Lucas Rios Torres (BP), Douglas Jorge Raci (BP) e Roberta Lages das Merces (MIS Clínica), Xavier Delgadillo (Suíça), Shigueki Kusamura (Itália) e Andrea Menghini (Itália).  


Sessão Ovário

Os tumores ginecológicos foram amplamente discutidos na Sessão Ovário, que trouxe o Dr. Pedro Barrios Sanchez, pioneiro no tratamento de metástases peritoneais na Espanha e fundador de um programa para o tratamento de doenças malignas da superfície peritoneal da Catalunha, com mais de 30 anos de experiência no tratamento cirúrgico de cânceres abdominais. 

O Dr. Barrios falou sobre o papel da citorredução com quimioterapia e hipertermia em pacientes com câncer de ovário avançado e do papel desta terapia em casos de câncer de ovário recorrente.  

Ainda neste módulo, participaram os doutores Renato Moretti Marques, José Carlos Sadalla, Carlos Eduardo Bacchi (Laboratório Bacchi), Douglas Jorge Racy (BP, BP Mirante), Graziela Zibetti Dal Molin (BP), Donato Callegaro Filho (Hospital Israelita Albert Einstein) e Caetano da Silva Cardial (FMABC).


Tumores do Aparelho Digestivo e Mesotelioma

A terceira sessão da programação foi aberta pelo Dr. Pompiliu Piso, Diretor do Departamento de Cirurgia Geral e Gástrica do Hospital Barmherzige Brueder, da Universidade de Regensburg, na Alemanha, que abordou a cirurgia citorredutora com quimioterapia e hipertermia em pacientes com tumores colorretais e a importância da seleção dos candidatos ideais para o procedimento. 
 
Também falou sobre a cirurgia citorredutora com quimioterapia hipertérmica em pacientes com tumores do estômago e pâncreas. O módulo contou com a participação de Beate Rau (Alemanha), Shigueki Kusamura (Itália) e Marcello Deraco (Itália).
 
Na sequência, o Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa foi apresentado pelo Dr. Fernando Maluf, seguindo para a apresentação de casos clínicos do Centro, trazidos pelo Dr. Arnaldo Urbano Ruiz. 
 
Para esta discussão, estavam os doutores Douglas Jorge Racy, Lucas Rios Torres, Carlos Eduardo Bacchi, Paulo Cesar Leonardi, Ricardo Saraiva de Carvalho, Fabio Roberto Kater, Shigueki Kusamura e Lucas Vieira Dos Santos, como debatedores.  

 


Eventos