31 de Out de 2020 - 2 min

BP Mirante realiza procedimento inédito em São Paulo

O local foi totalmente adaptado para permitir a aplicação de quimioterapia em spray em um paciente com carcinomatose peritoneal.
BP Mirante realiza procedimento inédito em São Paulo

Nesta segunda-feira, 5 de novembro, o Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, cirurgião oncológico especializado em doenças do peritônio, liderou um procedimento inédito em São Paulo. Trata-se da PIPAC, uma técnica para o tratamento da carcinomatose peritoneal, que envolve não apenas os cirurgiões, anestesistas e equipe cirúrgica, mas todo o hospital, visto que a sala de cirurgia e o centro cirúrgico devem ser totalmente adaptados ao procedimento. 


“A PIPAC é uma cirurgia minimamente invasiva, indicada para paliar a ascite carcinomatosa em casos selecionados, por meio da aplicação, por laparoscopia, da quimioterapia aerrosolizada, ou seja, um spray de quimioterápicos que penetra mais profundamente nos tecidos”, explicou o Dr. Arnaldo. 

Na PIPAC, o spray aerossolizado potencializa os efeitos da quimioterapia, oferecendo baixa morbidade, recuperação rápida e possibilidade de procedimentos repetidos. A técnica é uma alternativa indicada apenas a alguns pacientes específicos que não têm indicação da cirurgia tradicional para a retirada da carcinomatose, 


Esta técnica foi utilizada pela primeira vez no país em 2017, em Porto Alegre, no dia 12 de dezembro. Agora, quase um ano depois, foi realizada pela segunda vez no país, desta vez em São Paulo, no Hospital BP Mirante, em um procedimento que durou cerca de três horas e envolveu 40 profissionais. 


O tratamento 


A maioria dos pacientes que chega ao centro de carcinomatose tem a doença avançada, muitas vezes impossibilitados de realizar a cirurgia citorredutora. A PIPAC é uma alternativa para esses pacientes, desde que não tenham metástases à distância. O objetivo é paliar a ascite e, em alguns casos, reduzir a doença, podendo tornar o paciente elegível para cirurgia radical no futuro. 


Preparo do centro cirúrgico 



Começar