31 de Out de 2020 - 1 min

Excesso de peso x excesso de gordura: sua balança pode estar mentindo para você

Excesso de gordura abdominal pode levar a diversas alterações metabólicas, sendo fator de risco para alguns tipos de câncer e alterações associadas à imunidade.
Excesso de peso x excesso de gordura: sua balança pode estar mentindo para você

Artigo publicado no portal da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, adverte que você pode estar armazenando excesso de gordura visceral mesmo que seu peso pareça normal.


Embora o índice de massa corporal (IMC) seja há muitos anos o padrão ouro para medir o risco de doença cardíaca relacionada à obesidade, esta ferramenta nem sempre pode ser a única referência para a nossa saúde. Isso porque, a fórmula para a obtenção do IMC não considera como ou onde o organismo armazena o excesso de gordura, fator este crucial para a saúde cardiovascular.

 

Segundo a reportagem, o IMC identifica quase 50% das pessoas com risco aumentado devido ao excesso de gordura, o que significa os outros 50% podem estar com excesso de gordura mesmo sem estar acima do peso.


O excesso de gordura abdominal pode levar a diversas alterações metabólicas, promovendo aumento de glicemia, colesterol, triglicérides e pressão arterial. Também é fator de risco para alguns tipos de câncer e alterações associadas à imunidade, entre outros problemas.


Além da redução da gordura abdominal, a prática de exercícios regulares e hábitos alimentares saudáveis são indispensáveis para a prevenção de doenças e promoção da saúde. 


Confira a notícia completa aqui.


Começar