11 de Fev de 2023 - 2 min

Câncer Colorretal: a importância da prevenção antes dos 50 anos

.: 16 de fevereiro de 2023, 19h30 :.
Câncer Colorretal: a importância da prevenção antes dos 50 anos

O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso, o cólon e o reto. A origem de grande parte destes tumores são pólipos que crescem na parede interna do intestino grosso.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2022 estavam previstos mais de 45 mil novos casos de câncer colorretal e quase 21 mil mortes pela doença. A boa notícia é que este câncer pode ser prevenível e tem grandes chances de cura quando diagnosticado e tratado precocemente. 

Nos últimos meses, notícias de diagnósticos em pessoas cada vez mais jovens, com menos de 50 anos de idade, com foi o caso das cantoras Simony e Preta Gil, têm despertado a atenção para a doença. O que está acontecendo? Será que a doença está acometendo as pessoas cada vez mais jovens? Ou será que a população está se conscientizando e realizando os exames preventivos com mais regularidade, detectando a doença precocemente?

Para entender o que está acontecendo e quais as orientações para evitar a doença, assim como as vantagens de realizar o diagnóstico o quanto antes, o Centro de Carcinomatose Peritoneal promoverá uma live sobre o tema na próxima quinta-feira, 16 de fevereiro, a partir das 19h30.

Estará presente o cirurgião geral e oncológico Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, coordenador do Centro de Doenças Peritoneais da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, acompanhado da médica coloproctologista Dra. Mabel Silveira, especialista pela USP Ribeirão Preto.

 

A live também contará com a participação de pacientes do Dr. Arnaldo Urbano, que já atravessaram um diagnóstico de câncer colorretal, contando suas experiências, como chegaram ao diagnóstico e suas trajetórias até hoje. Os convidados serão o engenheiro mecânico José Carlos Nardin Lara, a empresária Márcia Mendes da Silva e o editor Fernando Serapião.

 

A live será comandada pela jornalista Monica Kulcsar e terá transmissão ao vivo pelos canais do Facebook e Youtube do Centro de Carcinomatose Peritoneal. Comentários e dúvidas poderão ser enviados aos participantes através dos comentários nos canais, ao  longo da transmissão.

 

Live “Câncer Colorretal: a importância da prevenção antes dos 50 anos”

Data: 16 de fevereiro de 2023

Horário: 19h30

 

Onde assistir:

https://www.facebook.com/ClinicaDeCirurgiaEOncologia

https://www.youtube.com/c/cirurgiaeoncologia


Saúde