29 de Mai de 2023 - 3 min

Câncer de Ovário e Carcinomatose Peritoneal

.: 1 de junho de 2023, 19h :.
Câncer de Ovário e Carcinomatose Peritoneal

O câncer de ovário é um tumor ginecológico de difícil diagnóstico. Por este motivo, apresenta reduzidas taxas de cura, especialmente quando descoberto em estágio avançado. Os mais recentes dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para mais de 7 mil novos casos ao ano da doença e quase 4 mil óbitos.

 

Uma vez confirmado o diagnóstico, diversas opções de tratamento poderão ser indicadas, conforme o estágio da doença e as condições clínicas da paciente.

Quando detectado no início, geralmente a cirurgia é menos agressiva e com mais chances de cura. A qualidade da cirurgia e da quimioterapia são grandes diferenciais no tratamento do câncer de ovário, explica o Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, cirurgião oncológico do Centro de Carcinomatose Peritoneal.

“Em alguns casos, a partir do câncer de ovário, pode haver a disseminação da doença pela cavidade abdominal. Quando a doença sai de seu órgão de origem, se espalhando pelo peritônio, que é a membrana de revestimento interno do abdome, temos a Carcinomatose Peritoneal”, explica o especialista.

Para falar mais sobre este tema, o Centro de Carcinomatose Peritoneal promove, em 1º de junho, às 19h, uma live com a participação do cirurgião geral e oncológico Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, coordenador do Centro de Doenças Peritoneais da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, ao lado de algumas de suas pacientes, contando suas experiências, como chegaram ao diagnóstico de um câncer de ovário com carcinomatose peritoneal e suas trajetórias até hoje. Estarão na live Silvanira Teixeira, Maria Tereza Dantas dos Santos, Maria da Graça Benatti e Daniela Muniz.

A live será comandada pela jornalista Monica Kulcsar e terá transmissão ao vivo pelos canais do Facebook e Youtube do Centro de Carcinomatose Peritoneal, com a possibilidade de interação com aqueles que estiverem assistindo, para envio de mensagens, dúvidas e comentários aos participantes.

 

O Câncer de Ovário e a Carcinomatose Peritoneal

Antigamente, o diagnóstico de câncer de ovário com carcinomatose peritoneal era uma situação sem qualquer expectativa de cura para o paciente, levando a complicações fatais, como a obstrução intestinal.

Hoje, com as técnicas existentes, profissionais em constante capacitação e hospitais de referência para o tratamento da carcinomatose peritoneal, o prognóstico é bem diferente.

Com o advento da peritoniectomia (cirurgia citorredutora), que é a retirada cirúrgica dos tumores, e a quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC), que é a aplicação de quimioterapia quente diretamente na cavidade abdominal do paciente após a cirurgia citorredutora, é possível chegar à cura da carcinomatose ou a sobrevidas muito mais longas.

“Para a realização destas técnicas com o melhor aproveitamento, é necessário formação e conhecimento, pois podem ser necessárias ressecções extensas peritoneais, colorretais, de apêndice e de demais órgãos que eventualmente tenham sido afetados”, alerta o Dr. Arnaldo.

 

Live “Câncer de Ovário e Carcinomatose Peritoneal”

Data: 1º e junho de 2023

Horário: 19h

 

Onde assistir:

https://www.facebook.com/ClinicaDeCirurgiaEOncologia

https://www.youtube.com/c/cirurgiaeoncologia

 


Saúde