16 de Nov de 2022 - 1 min

Dr. Arnaldo Urbano é destaque na República Tcheca

Dr. Arnaldo Urbano é destaque na República Tcheca

Imprensa da República Tcheca destaca avanços em cirurgia oncológica nos hospitais locais, com imagens de procedimentos realizados pelo Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, em São Paulo

Segundo o portal Taborsky Denik, os avanços na medicina nesta área oferecem aos pacientes com câncer peritoneal alívio dos sintomas da doença, sobrevidas muito maiores e até mesmo a cura.

A matéria destaca a PIPAC, que pulveriza o peritônio, na cavidade abdominal, com drogas quimioterápicas altamente concentradas, com o objetivo de penetrar mais profundamente nos tecidos. O spray aerossolizado potencializa os efeitos da quimioterapia, oferecendo baixa morbidade, recuperação rápida e possibilidade de procedimentos repetidos.

No Brasil, a PIPAC é realizada desde 2017, em centros especializados no tratamento de pacientes oncológicos de alta complexidade.

A estreia do procedimento em São Paulo aconteceu no Hospital BP Mirante, em um procedimento que durou cerca de três horas e envolveu 40 profissionais, liderados pelo Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, coordenador do Centro de Carcinomatose Peritoneal da instituição.


Saúde