05 de Set de 2023 - 3 min

PIPAC: avanços e benefícios da quimioterapia em spray no tratamento oncológico

.: 19 de setembro de 2023, 20h :.
PIPAC: avanços e benefícios da quimioterapia em spray no tratamento oncológico

A PIPAC é uma cirurgia minimamente invasiva, na qual um spray de quimioterápicos é aplicado, por laparoscopia, com o objetivo de penetrar mais profundamente nos tecidos. O spray aerossolizado potencializa os efeitos da quimioterapia, oferecendo baixa morbidade, recuperação rápida e possibilidade de procedimentos repetidos.

Para debater a técnica e os recentes avanços envolvendo o procedimento no país e no mundo, o Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, cirurgião geral e oncológico, coordenador do Centro de Doenças Peritoneais da Beneficência Portuguesa de São Paulo – BP, convida para uma live o cirurgião Oncológico do INCA, Dr. Carlos Augusto Marins, chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital Federal dos Servidores do Estado e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica - Regional Rio de Janeiro, pioneiro na realização da PIPAC no Estado do Rio de Janeiro, e Dr. Lucas dos Santos, médico oncologista clínico do grupo de tumores gastrointestinais da Beneficência Portuguesa de São Paulo – BP.

O bate-papo será comandado pela jornalista Monica Kulcsar e poderá ser assistido, ao vivo, pela página do Facebook ou Canal no Youtube do Centro de Carcinomatose Peritoneal. Durante a live, todos aqueles que estiverem assistindo poderão interagir, enviando mensagens e perguntas aos participantes.

 

PIPAC no Brasil

 

A PIPAC foi realizada em São Paulo, pela primeira vez, na Beneficência Portuguesa, em 2018, pela equipe do Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, coordenador do Centro de Doenças Peritoneais da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

 

Naquele dia, a sala de cirurgia foi especialmente preparada, garantindo a segurança do paciente e de todos os profissionais envolvidos. Pressão negativa, ventilação de fluxo de ar unidirecional e portas de vedação hermética são alguns dos requisitos para garantir a monitorização do paciente e o controle do procedimento com toda a equipe fora da sala de cirurgia.

 

Recentemente, no entanto, o Dr. Arnaldo inovou mais uma vez, permanecendo dentro da sala de cirurgia, com os devidos equipamentos de segurança. Sua permanência permitiu que acompanhasse todo o processo de perto. Esta foi a primeira vez no Brasil em que uma PIPAC contou com a presença do médico dentro da sala de procedimento.

 

A presença do cirurgião na sala permite movimentar a caneta da PIPAC para que a quimioterapia possa penetrar mais homogeneamente em todas as partes do abdômen.

 

“Melhoramos ainda mais a qualidade da PIPAC através da movimentação manual da caneta, que permanece fixa em uma mesma posição quando estamos todos fora da sala”, avalia o Dr. Arnaldo.

 

O especialista explica que a PIPAC é uma excelente alternativa, porém indicada apenas a alguns pacientes específicos, que não têm indicação da cirurgia tradicional para a retirada da carcinomatose e desde que não tenham metástases à distância.

 

“O objetivo é paliar a ascite e, em alguns casos, reduzir a doença, podendo tornar o paciente elegível para cirurgia radical no futuro”, explica.

 

Após finalizado o processo, todos os suprimentos localizados no campo cirúrgico são descartados, seguindo o procedimento de descarte rotineiro de materiais contaminados do hospital. 



 

PIPAC: AVANÇOS E BENEFÍCIOS DA QUIMIOTERAPIA EM SPRAY NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Data: 19 de setembro de 2023

Horário: 20h

 

Onde assistir:

https://www.facebook.com/ClinicaDeCirurgiaEOncologia

https://www.youtube.com/c/cirurgiaeoncologia

 


Estudos