04 de Out de 2023 - 2 min

Começou! 13º PSOGI traz atualizações sobre Doenças Peritoneais e conta com presença de especialistas brasileiros

Dr. Arnaldo Urbano Ruiz está no evento e apresentará dois trabalhos inéditos
Começou! 13º PSOGI traz atualizações sobre Doenças Peritoneais e conta com presença de especialistas brasileiros

Começa hoje, 4 de outubro, o 13º Congresso Internacional sobre Malignidades da Superfície Peritoneal, promovido pelo PSOGI - Peritoneal Surface Oncology Group International, em Veneza, no Palazzo del Cinema.

O Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, cirurgião oncológico e coordenador do Centro de Doenças Peritoneais da Beneficência Portuguesa de São Paulo, participa do evento, que tem à sua frente os doutores Marcello Deraco, diretor da Unidade de Malignidades da Superfície Peritoneal “Fundação Instituto Nacional do Tumor IRCCS”, de Milão (Itália), e Paolo Sammartino, diretor da Unidade de Cirurgia Citorredutiva e HIPEC “Departamento Valdoni” da Universidade Sapienza, em Roma (Itália).

Na abertura do evento, a partir das 8h45, hora local, os anfitriões recebem o Dr. Paul H. Sugarbaker, cirurgião norte-americano que desenvolveu a quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC), técnica de quimioterapia quente no abdome no intraoperatório, no início na década de 1980. Atualmente, a HIPEC, realizada em associação com a cirurgia de citorredução (CRS), representa um grande avanço no prognóstico e sobrevida dos pacientes com carcinomatose peritoneal.​

Mais sobre o 13º PSOGI

A programação científica desta 13ª edição do PSOGI conta com atualizações importantes, incluindo avanços tecnológicos, diagnósticos e tratamentos de doenças raras.  

De 4 a 6 de outubro, o evento também contará com um espaço para a apresentação de estudos desenvolvidos por especialistas do mundo inteiro.

No dia 5, das 13h às 14h, na Sessão de Pôsteres, estarão dois trabalhos inéditos, liderados pelo Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, com a participação de profissionais ligados à Beneficência Portuguesa, em Sao Paulo.

O primeiro deles, "Síndrome do teratoma em crescimento: Relato de caso de citorredução completa", contou com a participação de Bianca Escorel Costa Fava, Ronaldo Elias Rego, Marco Antonio Guaraldo da Silva, Bruna Latrônico Palma, Erlan Araujo Falcao, Mabel Cristina Rodrigues da Silveira, Michelle Louise Rodrigues Barbosa da Silva.

No segundo estudo, "Implementação da Técnica de Barrios para anastomose colorretal evitando estomias em Cirurgias Citorredutoras e HIPEC em um único centro de Doenças Peritoneais", participaram ao lado o Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, os doutores Bruna Latrônico Palma, Ronaldo Elias Rego, Marco Antonio Guaraldo da Silva, Bianca Escorel Costa Fava, Erlan Araujo Falcao, Mabel Cristina Rodrigues da Silveira, Michelle Louise Rodrigues Barbosa da Silva.


Eventos