01 de Out de 2021 - 3 min

Dr. Arnaldo Urbano Ruiz embarca para a Espanha, para atualização em cirurgia oncológica no Hospital Moises Broggi

O cirurgião oncológico participará de um mini-fellow ao lado de um dos principais especialistas mundiais no tratamento de metástases peritoneais
Dr. Arnaldo Urbano Ruiz embarca para a Espanha, para atualização  em cirurgia oncológica no Hospital Moises Broggi

Entre os dias 11 e 16 e outubro, o Dr. Arnaldo Urbano Ruiz estará em Saint Juan Despi, uma província de Barcelona, na Espanha, para um importante estágio no Hospital Moises Broggi.

O médico cirurgião oncológico, especialista em doenças do peritônio, participará de um mini-fellow ao lado de um dos principais especialistas mundiais no tratamento de metástases peritoneais, o Dr. Pedro Barrios Sanchez, chefe da Unidade de Cirurgia Oncológica Peritoneal do hospital. 

Esta oportunidade é oferecida a profissionais de saúde já com experiência na área, que participam da rotina da instituição, acompanhando cirurgias, observando os protocolos e atualizando conhecimentos.

O principal objetivo é aperfeiçoar ainda mais o tratamento de seus pacientes no Brasil, oferecendo melhores resultados e mais qualidade de vida.

 

Dr. Pedro Barrios Sanchez

O cirurgião oncológico Dr. Pedro Barrios Sanchez é um pioneiro no tratamento de metástases peritoneais na Espanha e no mundo. Fundador do programa para o tratamento de doenças malignas da superfície peritoneal da Catalunha, o especialista possui mais de 30 anos de experiência no tratamento cirúrgico de cânceres abdominais.

É professor de Cirurgia da Universidade de Barcelona e chefe da Unidade de Cirurgia Oncológica Peritoneal do hospital Moises Broggi, em Saint Juan Despi, Barcelona.

 

Carcinomatose Peritoneal

A carcinomatose peritoneal é a disseminação de um câncer pela cavidade abdominal. A doença sai de seu órgão de origem e se espalha pelo peritônio, membrana de revestimento interno do abdome. 

A carcinomatose pode se originar em órgãos como ovário, apêndice, intestino grosso (colón), reto, pâncreas, estômago, mama e, também, primariamente do peritônio.    

De acordo com o Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, cirurgião oncológico especializado em doenças do peritônio, antigamente não havia qualquer expectativa de cura para o paciente com carcinomatose peritoneal, que levava à morte em decorrência de complicações, como a obstrução intestinal. 

Hoje em dia, com as técnicas existentes, profissionais em constante capacitação e hospitais de referência para o tratamento da carcinomatose, o prognóstico pode ser diferente. 

“Com o advento da cirurgia denominada peritoniectomia (cirurgia citorredutora) e a técnica de quimioterapia quente no abdome no intraoperatória, chamada quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC), alguns pacientes chegam à cura da carcinomatose. Outros, podem ser beneficiados com sobrevidas muito mais longas”, afirma.

Hospital Sant Joan Despí Moisès Broggi

O Hospital Sant Joan Despí Moisès Broggi foi inaugurado em fevereiro de 2010, em uma área de 46.128 metros quadrados.

Em dezembro do mesmo ano, o Hospital passou a administrar o Centro de Atenção Especializada Sant Feliu de Llobregat e o Centro de Atenção Especializada Cornellà de Llobregat.

Ambos os centros trabalham com equipe e metodologia do Hospital, permitindo manter o melhor sistema de trabalho e compartilhar da mesma coordenação com o Hospital.

Mais sobre o hospital no site oficial da instituição:  https://www.csi.cat/ciutadans/centres/hospital-moises-broggi/es_index.html

 


Novidades